terça-feira, 30 de março de 2010

Carta ao Sr. Prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi

Ao Exmo Sr. Prefeito Ary Vanazzi

Ao Exmo Sr. Presidente da Camara de Vereadores Henrique Prieto
Às demais autoridades e estimados moradores da Cidade de São Leopoldo,

É com profunda tristeza que escrevo esta carta.
Conhecem-me por Diego Bilhalva, tenho trinta anos e sou amante e defensor da causa animal. Já faz algum tempo que dedico parte da minha vida aos adoráveis animais abrigados em seu canil municipal. E são estes animais, ou melhor, a situação que estes enfrentam que me motivou a escrever-lhes essa carta. Apenas para nivelarmos a linguagem, chamo de “canil municipal” o CEMPA – Centro Municipal de Proteção Animal, antiga ALPA.
Costumo dizer a cada focinho que acaricio, o seguinte:
--“A vida tem sido ruim pra ti, né irmão? Tenha fé. Vai melhorar!”

Hoje, o que vejo em seu canil é uma caótica desorganização. A começar pelos pavilhões onde sobrevivem amontoados dezenas de cães. A má distribuição destes salta aos olhos quando se observa o seu comportamento. Em alguns boxes, quatro ou cinco animais brabos se misturam a outros extremamente submissos e assustados. Isto resulta em brigas, na maioria das vezes com a fatalidade de algum envolvido. A maioria dos que sobrevivem em casinhas, sofrem com correntes curtas e enroladas. O perigo de sufocamento é alto. A limpeza dos potes de água e ração é ineficaz. Águas turvas por limo e potes cheio de fezes são alguns dos exemplos encontrados. Até ratazana boiando eu já presenciei. As ações são sempre reativas e encarecem muito a manutenção do seu canil. Um pequeno investimento para melhorar as condições de abrigo, abrindo mais espaços, separando os animais por porte e temperamento, fazendo um manejo seletivo e com sobriedade, executando uma limpeza básica (limpeza é a parte mais precária do canil), contratando funcionários com experiência e vontade de trabalhar e principalmente veterinários que entendam e gostem de animais de rua ou em situação calamitosa, podem trazer um pouco de conforto aos abrigados.

No CEMPA, em sua diversidade animal, duas espécies se sobressaem às outras: Cães e Gatos. Como afirma Pareto, em sua famosa lei, 20% dentre os diversos tipos causadores de problemas são responsáveis pelos 80% do volume total. Ou seja, se resolverem a vida dos cães e dos gatos abrigados, vocês praticamente acabam com os problemas. E como se resolve a vida destes pequenos? É simples, contudo requer um trabalho árduo, e principalmente, de parceria!

Um bom caminho é a aceitação da iniciativa voluntária. Este tipo de ajuda, quando bem declarado, não causa qualquer sorte de inconveniência com qualquer parte. O voluntário é bom porque faz o que se propõe com vontade. Não comparece por obrigação, não limpa para justificar qualquer ganho financeiro e não trata ou alimenta com nenhuma intenção que não seja o bem estar daquele animal que está recebendo a ação. O voluntário que vem, carrega consigo amor e simpatia por aqueles que lhe pedem ajuda.

Quanto ao quadro funcional, tenho uma grande preocupação. Os veterinários concursados que estão assumindo os trabalhos não possuem especialidade para tratar cães e gatos. Segundo informações que tenho, eles são dedicados à vigilância sanitária e/ou grandes animais. Mas como sabemos estes são os itens menos importantes que farão jus ao nome e à reputação do CEMPA. Não faço luz ao julgamento da destreza profissional dos mesmos, mas sim da ingênua forma destes enfrentarem os problemas do dia a dia do canil. Um desses problemas é a realização do controle populacional. Eutanasiar animais sadios como forma de controle, além de ser cruel, é uma forma cara de se solucionar o problema. A castração é o método mais indicado, por ser barato (em média R$20,00 por cada cadela de 10kg) e, indo além, ser um procedimento por demais digno. Entretando, nenhum dos que assumirão as atividades após o dia trinta e um de março deste ano, sabe realizar o procedimento, tanto em cães como em gatos. O corpo funcional da limpeza não cumpre com eficiência seu trabalho, pois não dão conta de todos os animais. O pouco que eles executam falta em qualidade.

Criei e “batizei” inúmeros abrigados, conheço a história de outros tantos e por isso a minha preocupação. Não deixem estes sofridos, desamparados. Capacitem os atuais veterinários às melhores práticas de controle populacional. Capacitem os funcionários da limpeza a exercerem seu trabalho com afinco e interesse. Capacitem o pessoal administrativo a dirigirem com melhor qualidade o seu canil, reduzindo assim os altos gastos. Incentivem e apoiem o trabalho voluntário e feiras de adoções. Conscientizem a população sobre a posse responsável fazendo valer assim a lei federal 9.605/98. E principalmente, tornem-se mais humanos com um pequeno, mas virtuoso, gesto de solidariedade para com nossos animais.

Sem mais, torno esta carta pública ao povo de São Leopoldo e aos defensores dos animais mundo a fora,

Atenciosamente
Diego Bilhalva
Estatístico

Procura-se donos de raça

segunda-feira, 29 de março de 2010

Adote o Marrony

O Marrony é um cão de de 2 anos, pelagem marrom tigrada, porte médio pra grande, ótimo guarda de seu território, muito querido, fiel e amoroso. Está castrado e vacinado (vacina importada). Aguardando adoção há 10 meses.
Precisa de adoção urgente pois o local onde ele está foi vendido.

Para Adotar o Marrony
Contato: Mari - marydog@terra.com.br (51) 9123 6600



Mestiça de Poodle para adoção

Esta é a Mª BETINAH (Ex-Alpa). Cadelinha porte P, preta, pelagem encaracolada, mestiça Poodle, gordinha - 8kg, castrada, vacinada (vacina importada). Muito dócil ,amorosa e carente. Precisou retirar um olhinho mas , nada em seu dia-a-dia a difere de outros e enxerga muito bem somente com um. É quase imperceptível .
Não convive bem com fêmeas e com gatos. Tem bastante energia e gosta muito das pessoas.

Para adotar esta fofura!
Contato: Mari - marydog@terra.com.br 51-91236600


Adote esta fofinha

A PRETEKA é uma cadelinha srd , mix de Daschund, muito dócil, tímida, amorosa e submissa. Sofreu maus -tratos na rua e ainda carrega a cicatriz em seu corpo e em sua memória. Adora cafuné e carinho na barriguinha, tem perninhas fortes e muita energia, por isso precisa de uma casa com pátio bem fechado para não pular. Está castrada e vacinada (vacina importada).
Dá-se bem com cães e gatos. É muito light!

Para adotar esta mimosa...
Contato: Mari - marydog@terra.com.br 51-91236600



Adote o GULHY!

Ele é um lindo cão srd, filho de um Cocker americano p&b. Passou maus momentos na rua, enquanto ainda filhote. Foi recolhido quando tinha apenas 8 mêses, em estado deplorável, e passou mais 8 mêses em tratamento para pele até ficar totalmente bem. Hoje é um cão forte e com linda pelagem semi-longa P&B.
Gulhy é um cão médio que deveria pesar entre 12/14 kg, mas está com 18kg, um pouco gordinho, por não ter um pátio para correr e brincar. Está com 2 anos e meio, castrado e vacinado (vacina importada).
Precisa muito de um lar, é um cão dócil, ativo, querido, inteligente e companheiro. Convive bem com outros cães.

Para adotar este Lord...
Contato: Mari - marydog@terra.com.br 51-91236600


Luly quer um lar

A Luly tem 7 meses, é de porte pequeno - médio, está desverminada, vacinada e castrada . É super carinhosa, extremamente dócil ... adora brincar e ganhar carinho.
Peço, por favor , que ajudem a encontrar um lar para essa linda moçinha.
Só será doada para uma família que realmente possa lhe dar o amor e atenção que merece.

Contato Paula - (51)842.723.76
E-mail: paulargs@bol.com.br


Três lindas gatinhas!

Mamãe Vivi e suas duas filhotes Tina e Clara



Vivi foi encontarada em um terreno baldio ,em cachoeirinha , ainda amamentando suas duas bebês. É uma jovem e pequena maezinha, mestiça com siamês de lindos olhos azuis e temperamento muito dócil. Já está castrada e vacinada.


Tina está com quase 4 mêses, vacinada com importadas,tem olhos azuis como sua mãe, mestiça siamês,pelagem creme com maecações marrom e amarelo (orelhas e abinho ) ,seu rabinho tem um lindo anel amarelo. Castração a bx custo p/ adotante.

Clara está com quase 4 mêses, vacinada com importadas, tem olhos azuis como sua mãe, mestiça siamês,pelagem creme com marcações cinza (orelhas e rabinho).


Castração a bx custo p/ adotante.
Contato: mari- marydog@terra.com.br - 51-91236600
Cachoeirinha/RS
http://www.mary.adoteja.com.br

Linda cadelinha para adoção

Esta gracinha está sob os cuidados da vet. Hilda. Ela tem 4 meses, já está vacinada e está aguardando um lar onde possa correr, brincar e ser cuidada com todo o carinho.
É muito ativa e por isso seria ideal para pátio.

Contatos através do fone: 3268-7333, após às 14 horas.

domingo, 28 de março de 2010

Lindas cadelinhas para adoção!

Estas lindinhas já sofreram muito. Foram resgatadas juntas pele e osso, sem pelos, tomadas de pulgas e carrapatos e com muita fome.São muito amigas e convivem bem com cães pequenos,são brincalhonas e hoje estão muito felizes, ficarão mais ainda junto de uma familia que as ame!
Contatos p adoção:Mariane Kvitko
marianekvitko@hotmail.com





Vamos ajudar o Boni a encontrar um lar?

Olá,eu sou o Boni,um lindo poodle de 1 ano e peso 5 kg. Sou um cão galanteador,me dou bem com todos,não gosto de confusão,fui tosado,vermifugado e vacinado,só serei entregue castrado.Sou baixinho,troncudo e muito forte,quando minha dinda me recolheu eu era somente ossinhos e pêlo emaranhado,hoje estou saudável e bonito como podem ver nas fotos
Contatos p adoção:Mariane Kvitko
marianekvitko@hotmail.com

Mãe e filhotinhos para adoção

Esta ninhada foi encontrada juntamente com a mãe pelo Fábio. Ele não tem condições de ficar com eles. São 5 machos e 1 fêmea. A mãezinha também está para adoção.
Contato com Fábio fabioclezar@msn.com
Fone: 8158-7032 / 8453-6262



Billy e Shena continuam desaparecidos

Estes cães da foto atendem por Billy e Shena, são de porte médio-grande e são jovens, o Billy já está castrado e agora com 1 ano e meio aproximadamente. Eles fugiram na terça feira de carnaval no bairro Petrópolis, Rua Mariz e Barros, 16.
Quem souber alguma informação deles por favor entre em contato com Luiza:Fone: 51 3338.6290 - 96290901
e-mail: gabrielle.venturini@gmail.com ou luiza_340@hotmail.com
Por favor, qualquer informação é muito importante, são animais muito queridos e seus donos estão muito triste


sábado, 27 de março de 2010

Encontrados no lixão em Canoas

Foram encontrados em um lixão no Mont Serrat, perto de uns
terrenos baldios, Canoas, uma família canina, uma mãezinha muito aflita e preocupada com seus 6 filhotes ( 5 fêmeas e 1 Machinho).
Os filhotes tem aproximadamente 2 meses, serão de porte médio, como a mãezinha, terão castração obrigatória garantida a baixo custo.

Contato Nair Schorn - nair.schorn@terra.com.br
3463-2091 / 8109-9293






quarta-feira, 24 de março de 2010

Filhote de 3 meses para adoção

Esse bebe tem 3 meses e provavelmente será de porte grande, basta olharmos suas pernas, compridíssimas. Atualmente se encontra em viamão, mas leva-se a outras cidades. Tem castração garantida. É um amor, muito bonito e precisa muito de adoção. Contato com luanamichels@hotmail.com ou 91890423.


Adoção - Duquesa e Sushi

Estes lindos gatinhos, mãe e filho, Duquesa e Sushi, estão para adoção. A mãe já é adulta e filhote tem 6 meses. São saudáveis, estão castrados, vermifugados, com anti-pulgas e serão entregues vacinados. Comem ração e sabem usar a caixinha de areia direitinho. O ideal seria que uma só família os adotasse, pois são muito apegados.
ATENÇÃO os gatos só serão doados para apartamentos com telas nas janelas.
Contatos com a dinda Karina pelo e-mail karinavb@terra.com.br.