terça-feira, 30 de março de 2010

Carta ao Sr. Prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi

Ao Exmo Sr. Prefeito Ary Vanazzi

Ao Exmo Sr. Presidente da Camara de Vereadores Henrique Prieto
Às demais autoridades e estimados moradores da Cidade de São Leopoldo,

É com profunda tristeza que escrevo esta carta.
Conhecem-me por Diego Bilhalva, tenho trinta anos e sou amante e defensor da causa animal. Já faz algum tempo que dedico parte da minha vida aos adoráveis animais abrigados em seu canil municipal. E são estes animais, ou melhor, a situação que estes enfrentam que me motivou a escrever-lhes essa carta. Apenas para nivelarmos a linguagem, chamo de “canil municipal” o CEMPA – Centro Municipal de Proteção Animal, antiga ALPA.
Costumo dizer a cada focinho que acaricio, o seguinte:
--“A vida tem sido ruim pra ti, né irmão? Tenha fé. Vai melhorar!”

Hoje, o que vejo em seu canil é uma caótica desorganização. A começar pelos pavilhões onde sobrevivem amontoados dezenas de cães. A má distribuição destes salta aos olhos quando se observa o seu comportamento. Em alguns boxes, quatro ou cinco animais brabos se misturam a outros extremamente submissos e assustados. Isto resulta em brigas, na maioria das vezes com a fatalidade de algum envolvido. A maioria dos que sobrevivem em casinhas, sofrem com correntes curtas e enroladas. O perigo de sufocamento é alto. A limpeza dos potes de água e ração é ineficaz. Águas turvas por limo e potes cheio de fezes são alguns dos exemplos encontrados. Até ratazana boiando eu já presenciei. As ações são sempre reativas e encarecem muito a manutenção do seu canil. Um pequeno investimento para melhorar as condições de abrigo, abrindo mais espaços, separando os animais por porte e temperamento, fazendo um manejo seletivo e com sobriedade, executando uma limpeza básica (limpeza é a parte mais precária do canil), contratando funcionários com experiência e vontade de trabalhar e principalmente veterinários que entendam e gostem de animais de rua ou em situação calamitosa, podem trazer um pouco de conforto aos abrigados.

No CEMPA, em sua diversidade animal, duas espécies se sobressaem às outras: Cães e Gatos. Como afirma Pareto, em sua famosa lei, 20% dentre os diversos tipos causadores de problemas são responsáveis pelos 80% do volume total. Ou seja, se resolverem a vida dos cães e dos gatos abrigados, vocês praticamente acabam com os problemas. E como se resolve a vida destes pequenos? É simples, contudo requer um trabalho árduo, e principalmente, de parceria!

Um bom caminho é a aceitação da iniciativa voluntária. Este tipo de ajuda, quando bem declarado, não causa qualquer sorte de inconveniência com qualquer parte. O voluntário é bom porque faz o que se propõe com vontade. Não comparece por obrigação, não limpa para justificar qualquer ganho financeiro e não trata ou alimenta com nenhuma intenção que não seja o bem estar daquele animal que está recebendo a ação. O voluntário que vem, carrega consigo amor e simpatia por aqueles que lhe pedem ajuda.

Quanto ao quadro funcional, tenho uma grande preocupação. Os veterinários concursados que estão assumindo os trabalhos não possuem especialidade para tratar cães e gatos. Segundo informações que tenho, eles são dedicados à vigilância sanitária e/ou grandes animais. Mas como sabemos estes são os itens menos importantes que farão jus ao nome e à reputação do CEMPA. Não faço luz ao julgamento da destreza profissional dos mesmos, mas sim da ingênua forma destes enfrentarem os problemas do dia a dia do canil. Um desses problemas é a realização do controle populacional. Eutanasiar animais sadios como forma de controle, além de ser cruel, é uma forma cara de se solucionar o problema. A castração é o método mais indicado, por ser barato (em média R$20,00 por cada cadela de 10kg) e, indo além, ser um procedimento por demais digno. Entretando, nenhum dos que assumirão as atividades após o dia trinta e um de março deste ano, sabe realizar o procedimento, tanto em cães como em gatos. O corpo funcional da limpeza não cumpre com eficiência seu trabalho, pois não dão conta de todos os animais. O pouco que eles executam falta em qualidade.

Criei e “batizei” inúmeros abrigados, conheço a história de outros tantos e por isso a minha preocupação. Não deixem estes sofridos, desamparados. Capacitem os atuais veterinários às melhores práticas de controle populacional. Capacitem os funcionários da limpeza a exercerem seu trabalho com afinco e interesse. Capacitem o pessoal administrativo a dirigirem com melhor qualidade o seu canil, reduzindo assim os altos gastos. Incentivem e apoiem o trabalho voluntário e feiras de adoções. Conscientizem a população sobre a posse responsável fazendo valer assim a lei federal 9.605/98. E principalmente, tornem-se mais humanos com um pequeno, mas virtuoso, gesto de solidariedade para com nossos animais.

Sem mais, torno esta carta pública ao povo de São Leopoldo e aos defensores dos animais mundo a fora,

Atenciosamente
Diego Bilhalva
Estatístico

Nenhum comentário:

Postar um comentário